Reproduzir vídeo
Objetivos Interassistenciais

Enciclopédia. A Enciclopédia da Conscienciologia, obra completa e abrangente no estudo da consciência, proposta e estruturada pelo Professor Waldo Vieira, vem sendo patrocinada financeiramente por meio do mecenato cosmoético e maxiproexista dos intermissivistas e voluntários da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).

A Enciclopédia da Conscienciologia

A Enciclopédia da Conscienciologia é megaprojeto científico, educativo, universalista, interativo, integrativo, interdisciplinar e de cosmovisão da consciência, proposto pelo pesquisador independente Waldo Vieira (1932–2015).

Ferramentas de Pesquisa dos Amigos

Conheça as funcionalidades do sistema Amigos da Enciclopédia

E-Verbetomática

Ferramenta prática e rápida para pesquisa via internet na Enciclopédia da Conscienciologia atualizada.

Holoserver

Pesquisas nos tratados Projeciologia, 700 Experimentos, Homo sapiens reurbanisatus, Homo sapiens pacificus e Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (DAC).

Verbetomática

Ferramenta para pesquisa na Enciclopédia da Conscienciologia. Baixe o programa em seu computador e realize pesquisas avançadas em mais de 22 mil páginas da Enciclopédia.

Holoteca

Tertuliarium

Holociclo

Estruturas Beneficiadas

Fazendo parte do Programa Amigos você colabora com o desenvolvimento e manutenção da infraestrutura de produção das publicações conscienciológicas.

Perguntas Frequentes

Essas são as principais dúvidas.

Quero fazer parte dos Amigos!

Os recursos arrecadados pelo Programa Amigos são integralmente investidos na produção da Enciclopédia , na manutenção das instalações do Tertuliarium, Holociclo, Holoteca, transmissão diária das Tertúlias e preservação do acervo do Holociclo e Holoteca. O CEAEC, administrador desses recursos, é uma instituição sem fins lucrativos, não distribui, lucros e não remunera seus administradores que são voluntários.

+55 (45) 2102-1499
+55 (45) 3525.2652

+55 (45) 2102-1499

financeiro@ceaec.org

Objetivos Interassistenciais

Enciclopédia. A Enciclopedia da Conscienciologia é megarrevezamento grupal, repositório amplo de conceitos sobre a evolução da consciência nesta dimensão humana. Quem participa da composição dos verbetes da Enciclopedia da Conscienciologia, na condição de conscin verbetógrafa, possui um item a mais, positivo, na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).

Tertúlias diárias. As Tertúlias Conscienciológicas compõem o Curso de Longo Curso circular no qual são apresentados e debatidos diariamente no Tertuliarium os verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia e transmitidos via internet para todo o Planeta.

Megaestruturas. A totalidade dos recursos arrecadados anualmente pelo Programa Amigos da Enciclopédia são integralmente investidos nessas megaestruturas de  pesquisa e difusão da Enciclopédia: Holoteca, Holociclo e Tertuliarium.

Tertuliarium. O Tertuliarium é o auditório desenvolvido especialmente para a realização das tertúlias consciencioló­gicas. Tem a capacidade de 362 lugares e é considerado o primeiro Argumentarium do Planeta. É aberto ao público, gratuitamente, o ano todo em conjunto com o Holociclo e a Holoteca, o Tertuliarium compõe os laboratórios conscienciológicos do desassédio mentalsomático.

Holociclo. Ambiente especializado na produção de conheci­mento, o Holociclo, megalaboratório técnico-científico onde são realizadas, desde 2000, pesquisas de ponta a respeito da consciência, o princípio inteligente e imaterial dos indivíduos. Conta com mais de mil dicionários e cosmogramas, acervo ao alcance dos pesquisadores interessados no aprofundamento das temáticas em estudo.

Holoteca. Espaço cultural destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber, compreendendo centenas de especialidades de estudos e milhares de itens de coleções. São compêndios, filmes, selos, moedas, conchas, fotos, registros sobre personalidades e invenções que se destacaram ao longo do tempo. Este acervo está disponível aos pesquisadores interessados.

Enciclopédia da Conscienciologia

Enciclopédia da Conscienciologia é megaprojeto científico, educativo, universalista, interativo, integrativo, interdisciplinar e de cosmovisão da consciência, proposto pelo pesquisador independente Waldo Vieira (1932–2015).

É inesgotável quanto aos temas abordados, pois expressa a pesquisa da própria vida integral, multidimensional da consciência, ao modo de holoteca prática, compondo repositório amplo de conceitos sobre a evolução nesta dimensão humana.

“Representa marco da realização grupal megagesconológica, permitindo a todos os intermissivistas”.

Importa deixar registrado as diferentes experiências de autorreciclagens evolutivas dos neoverbetógrafos, exemplificando pesquisas dos variados aspectos das manifestações pensênicas das consciências.

A escrita de verbetes para a Enciclopédia da Concienciologia com o conjunto de técnicas estimuladoras do raciocínio, do detalhismo, da exaustividade e da paciência pesquisística, ao exigir o estudo da Tudologia, fomenta a autoconstrução da estrutura da intraconscienciencialidade pessoal, respeitando as singularidades de cada consciência.

O sucesso do megaempreendimento evolutivo da Enciclopédia da Conscienciologia, assim como os possíveis espólios ou efeitos “gruporrevezamentais”, a serem ratificados em futuro oportuno, será resultado da somatória de esforços e dedicação individual das atuais consciências ressomadas, em crescente alinhamento parapensênico com as consciexes amparadoras.

A Enciclopédia da Conscienciologia conta atualmente com cerca de 5.238 verbetes e 798 verbetógrafos (Data-base: junho de 2020).

Holoteca

Ambiente cultural destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber. O acervo é composto de centenas de milhares de itens.

A Holoteca do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) é um ambiente cultural destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber. São compêndios, filmes, selos, moedas, conchas, fotos, registros sobre personalidades e invenções que se destacaram ao longo do tempo.

Na Holoteca – do Grego, “holos”, “total, inteiro, completo”; e “theke“, “coleção, local de guarda de coleções” – estão expostos 691.115 itens entre objetos e livros escritos em 20 idiomas, provenientes de 54 países.

Todo esse acervo de valor cultural inestimável está classificado em 276 coleções de artefatos do saber (tecas), entre elas, a Biblioteca, a Gibiteca, a Periodicoteca, a Conquilioteca, a Numismática, a Sinoteca.

Os artefatos do saber são considerados recursos para a expansão dos atributos conscienciais, como por exemplo, a intelecção, a associação de idéias, o discernimento, a memória, entre outros. Funcionam ao modo de ferramentas evolutivas, criando oportunidades de auto-evolução para quem quer priorizar o estudo de si mesmo A classificação e o estudo de selos, reunidos na Filatelioteca, por exemplo, estimulam o desenvolvimento da razão, da atenção concentrada, do juízo crítico e da organização, entre outros atributos da consciência.

A prática de colecionar requer detalhismo e exaustividade quanto às características peculiares de cada selo, tais como, forma, cor, filigrana, denteado, desenho e legenda.

A reunião dos artefatos do saber num único local faz da Holoteca uma central de Ciência, ponto de encontro e interação de pesquisadores e estudiosos de diversas áreas do conhecimento humano, em busca de esclarecimento quanto aos fatos do universo multidimensional.

Visitações e horários
A visita à Holoteca pode transformar a maneira como até então se percebiam os objetos à volta. As exposições dispostas neste ambiente buscam captar o olhar detido, curioso, inquiridor e detalhista aos artefatos culturais, para descortinar um mundo de conhecimentos em geral pouco explorado.

A Holoteca – centro de documentação da Conscienciologia ou megacentro dos artefatos do saber – está aberta diariamente ao público para visitação das 9h:00 às 17:00h.

Tertuliarium

Laboratório técnico desenvolvido especialmente para a realização e transmissão das Tertúlias Conscienciológicas.

Tertuliarium foi inaugurado em 30.11.2008.
Definologia. O Tertuliarium é o primeiro debatódromo do planeta, localizado no Campus CEAEC, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, projetado e construído especialmente para a realização das Tertúlias Conscienciológicas, ou o Curso de Longo Curso inicialmente ministrado pelo prof. Waldo Vieira, visando o estudo, o aprofundamento e o questionamento democrático quanto às verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia, a partir da interação grupal harmoniosa, cosmoética e interassistencial, abrindo caminho para os auto e heterorrevezamentos lúcidos.

Funções. Eis, em ordem funcional, os seis principais objetivos do Tertuliarium:
1. Realizar diariamente as tertúlias conscienciológicas.
2. Promover e fomentar debates sobre a pesquisa da Enciclopédia da Conscienciologia.
3. Realizar eventualmente cursos com temas da Conscienciologia que viabilizem, sob o ponto de vista econômico-financeiro e científico-cultural, a elaboração e a publicação da Enciclopédia da Conscienciologia.
4. Favorecer o encontro e a interlocução entre pesquisadores, voluntários e alunos da Conscienciologia.
5. Assegurar a disponibilidade de recursos e instrumentos facilitadores dos debates científicos.
6. Acolher visitantes interessados em conhecer a pesquisa e debate atualizado sobre a Conscienciologia.

Pontoações do Tertuliarium

  • 823,32 m² de área construída, sendo 744,88 m² de área útil.
  • 11 meses de execução (janeiro a novembro de 2008).
  • 346 lugares, sendo 8 destes para cadeirantes − Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
  • Plateia distribuída em 7 níveis.
  • Cúpula metálica com 11,20 m de diâmetro e altura interna de 13,10 m no ponto cen­tral, equivalente a 1 prédio de mais de 4 andares.
  • Mirante para a visualização da Cognópolis.
  • Cabine para controle de vídeo e som.
  • Cabine para tradução simultânea.
  • Sala de apoio.
  • Depósitos.
  • 20 sanitários, sendo 4 destes para PNEs.
  • Todas as escadas e rampas possuem corrimãos e piso antiderrapante (grau de resis­tên­cia classe PI 5).
  • Iluminação composta por superleds no vão da cúpula (30 lâmpadas − 25 watts de po­tên­cia e 1000 lúmens de fluxo luminoso cada uma), nas demais luminárias, lâmpadas in­candes­cen­tes com filamento reforçado. Não há emissão de raios ultra­violeta (UV) através da iluminação artificial.
  • Telhas de alumínio com proteção termoacústica (poliuretano), pintadas com tinta es­pe­cial embor­ra­chada.
  • Forro termoacústico de lã mineral.
  • Todos os ambientes são climatizados, exceto os sanitários e depósitos. Na plateia, há má­quinas com ar frio e quente.
  • 4 exaustores (diâmetros de 30 cm) para troca de ar com o meio externo, com capaci­da­de de vazão de 1.200,00 m³ / hora cada, possibilitando a renovação de toda a cubagem de ar da platéia (2.223,00 m³) em apenas 28 min.
  • Plataforma central giratória acionada através de controle remoto.
  • 32 caixas de som com 40 watts de potência cada uma.
  • 6 câmeras, (em 2020, com 7 câmeras digitais HD/Full HD).
  • Internet através de fibra ótica e futuramente acessada via wireless na platéia.
  • Cadeiras estofadas com pranchetas para notebooks.
  • 120 tomadas para computadores − média acima de 1 : 3 (2,88).
  • Malha de aterramento para as tomadas composta por 23 hastes de cobre de 2,40 m, sendo 18 ao redor do prédio e 5 até o transformador.
  • Cisterna para água da chuva captada pelo telhado com capacidade de 20.000 litros para regar os jardins do CEAEC.
Holociclo

Incubadora de autores, o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) dispõe de ambiente especializado na produção de conhecimento: o Holociclo, megalaboratório técnico-científico onde são realizadas, desde 2000, pesquisas de ponta a respeito da consciência, o princípio inteligente e imaterial dos indivíduos.

Das investigações conduzidas, destacam-se as atinentes à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia, obra iniciada em 1998 e dedicada ao estudo aprofundado da personalidade humana do ponto de vista multidimensional – além da dimensão física na qual vivemos.

A Enciclopédia da Conscienciologia é o conjunto de análises e sínteses do trabalho intelectual de Waldo Vieira, acumulado, desenvolvido e atualizado a partir da formação de sua biblioteca pessoal, em 1941.

Com emprego de técnicas inovadoras de redação e sistematização de informações, Vieira, em conjunto com equipe de pesquisadores, redige verbetes em estilo detalhista e exaustivo. O tema reurbanizações, concernente à melhoria de ambientes e consciências, originou o livro Homo sapiens reurbanisatus, com 1.584 páginas e 7.653 referências, lançado em 2003. Esta obra constitui modelo para outras publicações em preparação, o Homo sapiens pacificus, relacionado ao pacifismo, e o Homo sapiens neonatus, relativo à criança recém-nascida. No Holociclo, também estão sendo produzidos textos para orientar a elaboração da própria Enciclopédia, dentre os quais o Fundamentos da Enciclopédia e o Fórmulas Redacionais.

Partindo da máxima de que não há cultura ampla sem consulta permanente a centenas de obras de referência, o Holociclo mantém três coleções principais, em constante ampliação: a Lexicoteca, que reúne cerca de 5.100 dicionários; a Hemeroteca, com mais de 417 mil recortes de jornais e revistas; a Encicloteca, com dezenas de enciclopédias. Fornecem suporte também às pesquisas do Holociclo outras 275 coleções de artefatos do saber do CEAEC.

O acervo da Lexicoteca é composto de dicionários idiomáticos e sobre temas diversos: Biografias, Ciências, Etimologia, Psicologia, História, entre outras 848 áreas do saber. Para o levantamento de artigos, a Hemeroteca recebe jornais e revistas procedentes das principais capitais brasileiras e de vários países do exterior, totalizando mais de 650 coleções de periódicos diferentes.

A importância conferida às matérias jornalísticas está associada à idéia de que os fatos direcionam as pesquisas em Conscienciologia. Muitas das ocorrências apontadas pelos recortes de jornais e revistas são fonte de questões e correlações relevantes para o estudo da consciência. A seleção é feita por meio da técnica do Cosmograma, utilizada para relacionar o assunto das matérias às temáticas da Conscienciologia.

Os dicionários, por sua vez, auxiliam na interpretação dos fatos e na precisão das acepções utilizadas na redação dos textos. As demais fontes bibliográficas contribuem para o embasamento, o enriquecimento e a expansão das abordagens propostas, mediante o aporte de conceitos e dados pertinentes.

A estrutura de apoio à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia envolve a atuação de 232 voluntários, participantes de 37 equipes especializadas do Holociclo, incluindo bibliografistas, definidores, escritores, lexicógrafos, lingüistas, neologistas, revisores e tradutores.

A equipe dos fichadores, por exemplo, auxilia no levantamento minucioso de informações bibliográficas para a elaboração das referências utilizadas na Enciclopédia, a fim de permitir maior visão de conjunto do universo em análise.

A atividade voluntária no Holociclo vem levando muitos pesquisadores a desenvolver o autoconhecimento, a atenção concentrada, o detalhismo crítico, a capacidade de análise, o estado de bom humor continuado, a perseverança e a racionalidade.

A proposta do Holociclo é possibilitar que cada voluntário promova a melhoria do próprio universo íntimo e exercite o convívio produtivo e fraterno com outros voluntários. Deste modo, o local passa a funcionar na condição de laboratório de pesquisa e assistência útil aos interessados no estudo da consciência.

A síntese dos objetivos da Enciclopédia da Conscienciologia é, segundo Waldo Vieira, o mesmo da vida humana: ajudar as pessoas a executarem da melhor forma suas programações existenciais, de modo a concretizar as metas construtivas pessoais traçadas para esta existência.